O brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento infantil, e, ele se torna uma ferramenta poderosa para promover habilidades
A criação de brinquedos DIY (Faça Você Mesmo) a partir de materiais reciclados não só estimula a criatividade e a consciência ambiental, mas também oferece oportunidades únicas para o desenvolvimento de diversas capacidades motoras, cognitivas e sociais.
Materiais: 6 a 10 garrafas PET vazias e limpas, areia ou água (para dar peso), bola de meia ou jornal.
Como fazer: Encha as garrafas com um pouco de areia ou água para que fiquem mais estáveis. Organize-as como pinos de boliche. Use uma bola feita de meias velhas ou jornal amassado e coberto com fita adesiva.
Objetivo :
•Coordenação motora ampla: Lançar a bola, correr para buscar.
•Planejamento motor: Mirar nas garrafas, ajustar a força do lançamento.
•Percepção visual: Identificar o alvo e a distância.
•Contagem e reconhecimento de números: Contar os pinos derrubados.
Materiais: 2 copos de iogurte ou plástico, barbante ou linha resistente, agulha.
Como fazer: Faça um pequeno furo no fundo de cada copo. Passe o barbante pelos furos e dê um nó em cada ponta para prender. Estique o barbante para que fique bem tenso.
Objetivo
•Habilidades de comunicação: Escuta ativa, expressão verbal.
•Percepção auditiva: Discriminar sons e vozes.
•Coordenação bilateral: Segurar o copo com uma mão e esticar o barbante com a outra.
•Compreensão de causa e efeito: Entender como o som viaja pelo barbante.
Materiais: Rolo de papel higiênico, 4 tampinhas de garrafa PET, palitos de churrasco ou canudos, tesoura, cola, tinta ou canetinhas.
Como fazer: Pinte e decore o rolo de papel higiênico. Faça dois furos em cada lado do rolo (para os eixos). Passe os palitos ou canudos pelos furos. Cole as tampinhas nas pontas dos palitos para formar as rodas.
Objetivo :
•Coordenação motora fina: Pintar, cortar, colar, manusear objetos pequenos.
•Planejamento e sequenciamento: Seguir os passos para montar o carrinho.
•Criatividade e expressão: Decorar o carrinho.
Materiais: Garrafa PET (parte superior), tampa da garrafa, barbante, tesoura, tinta ou canetinhas.
Como fazer: Corte a garrafa PET na altura desejada (a parte superior com o bico). Faça um furo na tampa da garrafa. Amarre uma ponta do barbante no bico da garrafa e a outra ponta na tampa. Decore a garrafa.
Objetivo:
•Coordenação olho-mão: Tentar encaixar a tampa na garrafa.
•Controle motor: Ajustar a força e direção do movimento.
•Paciência e persistência: Repetir a atividade até conseguir.
Materiais: Garrafa PET pequena e vazia, grãos (arroz, feijão, milho), fita adesiva colorida ou tinta.
Como fazer: Coloque os grãos dentro da garrafa. Feche bem a tampa e reforce com fita adesiva para evitar que abra. Decore a garrafa com fita ou tinta.
Objetivo
•Estimulação sensorial: Percepção auditiva (diferentes sons dos grãos), percepção tátil (textura da garrafa).
•Coordenação motora fina: Segurar e agitar o chocalho.
•Ritmo e musicalidade: Explorar diferentes ritmos.
Materiais: Pedaço de papelão, tesoura, canetinhas ou tinta, 5 tampinhas de garrafa de uma cor e 5 de outra cor (ou pedaços de papelão recortados).
Como fazer: Desenhe o tabuleiro do jogo da velha no papelão. Pinte ou decore as tampinhas/pedaços de papelão para serem as peças
(X e O).
Objetivo
•Raciocínio lógico e estratégia: Planejar jogadas, antecipar movimentos do adversário.
•Habilidades sociais: Respeitar regras, esperar a vez, lidar com a vitória e a derrota.
•Percepção visual: Identificar padrões e espaços vazios.
Materiais: Caixa de papelão (tampa ou fundo), canudos ou tiras de papelão, bolinha de gude ou bolinha de papel amassado, cola quente ou fita adesiva.
Como fazer: Cole os canudos ou tiras de papelão na parte interna da caixa para criar um labirinto. Deixe um caminho para a bolinha. O objetivo é guiar a bolinha do início ao fim.
Objetivo
•Coordenação olho-mão: Guiar a bolinha pelo labirinto.
•Controle motor fino: Ajustar a inclinação da caixa.
•Resolução de problemas: Encontrar o caminho correto.
Materiais: Meias velhas, botões, lã, retalhos de tecido, cola para tecido ou agulha e linha.
Como fazer: Vista a meia na mão para moldar o fantoche. Cole ou costure botões para os olhos, lã para o cabelo e retalhos para a boca e roupas. Use a criatividade para criar diferentes personagens.
Objetivo
•Criatividade e imaginação: Criar personagens e histórias.
•Habilidades de comunicação: Expressão verbal, narrativa.
•Interação social: Brincar de faz de conta, encenar.
•Coordenação motora fina: Manusear os materiais para decorar o fantoche.
Materiais: Lata vazia e limpa (leite em pó, achocolatado), balão ou pedaço de borracha, elástico, tinta ou papel para decorar.
Como fazer: Lave e seque bem a lata. Corte a parte superior do balão (a boca) e estique-o sobre a abertura da lata, prendendo com um elástico. Decore a lata como desejar.
Objetivo :
•Estimulação auditiva: Explorar diferentes sons e ritmos.
•Coordenação motora ampla: Bater no tambor com as mãos ou baquetas improvisadas.
•Expressão emocional: Liberar energia e emoções através da música.
•Ritmo e coordenação: Acompanhar músicas ou criar batidas.
Materiais: Pedaço de papelão, imagem impressa ou desenhada, tesoura, cola.
Como fazer: Cole a imagem no papelão. Depois de seca, recorte a imagem em pedaços de diferentes formatos para criar o quebra-cabeça. Comece com poucos pedaços para crianças menores e aumente a complexidade para as mais velhas.
Objetivo Terapêutico:
•Raciocínio lógico e resolução de problemas: Encaixar as peças para formar a imagem.
•Percepção visual: Identificar formas, cores e padrões.
•Coordenação olho-mão: Manusear e posicionar as peças.
•Atenção e concentração: Manter o foco na tarefa.























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