Pular para o conteúdo principal

Segurança na Hora de Dormir


Hoje vamos falar de segurança para o bebê durante as horas de sono.

1. Coloque o seu bebê para dormir de costas, pois isto ajuda a protege-lo da Síndrome de Morte Súbita Infantil.
2. Escolha um colchão firme, sem cobertores,  almofadas, e bichos de pelúcia para evitar sufocamento. 
3. Nunca coloque seu bebê para dormir em um local ou superfície insegura, como sofá, cadeira, poltrona de amamentação, sofá-cama, cama inflável ou colchão d’água. 
4. Se voce estiver com sono coloque o seu bebê no berço, assim você elimina os riscos do seu bebê cair do seu colo caso você adormeça 



5. Coloque no seu filho roupas adequadas a temperatura do ambiente  para evitar que o bebê superaqueça ou sinta frio.
6. Não o coloque para dormir sozinhos em uma cama de casal, mesmo nas sonecas. Se você não possui um berço ou outro lugar seguro para seu bebê tirar sonecas, coloque um colchão menor no chão  e verifique se no ambiente não tem insetos ou ainda, objetos que possam cair sobre ele. O bebê conforto não deve ser usado para sonecas, nem para dormir.

 

O bebê dorme com você? Então... 


  • Amamente-o! Mães que amamentam permanecem mais tempo em estágios leves de sono, fazendo com que elas estejam mais alertas aos bebês. Elas também tendem a dormir numa posição protetora (com os joelhos dobrados para cima), e isso previne que o bebê desça e acabe ficando debaixo de um cobertor, por exemplo.
  • Ponha-o próximo à mãe, ao invés de deixá-lo entre o pai e a mãe. Isso evita que um pai que tenha sono muito pesado, por exemplo, não perceba o bebê ao seu lado.
  • Use grades ou protetores de cama quando colocar o bebê na cama da família. Preencha qualquer espaço entre a cama e as paredes, cabeceira e móveis com uma manta ou toalha enrolada. Se você colocar o colchão (ou futon) no chão, longe das paredes, você também evita o risco de quedas, além do risco do bebê cair em algum espaços pequenos.
  • Seja consciente, quando estiver cansada coloque o bebê num lugar seguro, ao invés de estando no seu colo  você cair no sono por exaustão no sofá, cadeira, poltrona, ou qualquer outro lugar inseguro.
  • Apenas cuidadores primários devem dormir com um bebê, pois apenas eles poderão dormir em um estado leve de alerta, atentos aos movimentos e à presença do bebê.
  • Não deixe que babás ou irmãos mais velhos durmam próximo ao bebê, pois eles também não estarão alertas aos movimentos e à presença do bebê.
Fonte:  Sono infantil - Orientações de Segurança -  Attachment Parenting International.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Arte dos Cartões de Presente: Por Que e Como Criá-los Você Mesmo

Quando se trata de presentear alguém especial, muitos de nós focamos no presente em si, esquecendo o poder de um simples cartão.  Um cartão bem escolhido pode adicionar um toque pessoal e afetuoso à sua oferta, tornando-a mais significativa.  Neste post, exploraremos as razões pelas quais adicionar um cartão aos seus presentes é tão importante e também compartilharei algumas dicas sobre como você pode criar seus próprios cartões artesanais.  E no final temos varias inspirações para voce se sentir motivado a criar o seu. Por que adicionar um cartão ao presente?   Expressão de Sentimentos: Um cartão permite que você expresse seus sentimentos de maneira mais detalhada. Seja um aniversário, um feriado ou qualquer outra ocasião, as palavras escritas à mão têm um toque pessoal que mostra que você se importa o suficiente para dedicar tempo a escrever algo significativo.   Toque Pessoal: Um cartão personalizado adiciona um toque único ao presente. Ele reflete a personal...

Os melhores DIY para crianças

DIY para Crianças: Transforme a Casa em um Mundo de Fantasia com Papel, Tampinhas e Muito Mais!  Liberte a criatividade dos pequenos com projetos divertidos e fáceis de fazer. Um leãozinho charmoso, um robô brincalhão, uma abelha rainha, uns insetos e muito mais! Que tal transformar um dia entediante em uma aventura criativa? Com um pouco de imaginação e materiais simples, você pode criar um mundo mágico junto com as crianças. Neste post, vamos te inspirar com ideias incríveis de DIY para todas as idades.  A importância do DIY para o desenvolvimento infantil: Estimula a criatividade e a imaginação; Desenvolve a coordenação motora e a concentração; Fortalece a autoestima e a autonomia; Promove o aprendizado de forma lúdica. Ideias de projetos DIY para crianças: Animais de papel: Crie um zoológico inteiro com papel colorido! Leões, tigres, elefantes e muitos outros animais podem ganhar vida com a ajuda das crianças. Robôs e máquinas: Transforme caixas de papelão em robôs incríve...

Brinquedos reciclados: diversão e sustentabilidade

 Cada vez mais, a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente tem se destacado em nossa sociedade.  Ensinar as crianças sobre a importância de cuidar do planeta desde cedo é fundamental. Uma maneira divertida e educativa de fazer isso é através dos brinquedos reciclados.  Neste artigo, vamos explorar por que o criar brinquedos a partir de materiais reciclados é uma ótima ideia e quais são os melhores materiais para usar. Por que fazer brinquedos reciclados? Sustentabilidade Educacional: Ao criar brinquedos com materiais reciclados, você ensina às crianças sobre a importância da reciclagem e da reutilização. Isso ajuda a conscientizá-las sobre como pequenas ações podem fazer uma grande diferença para o planeta. Criatividade e Imaginação: Brinquedos reciclados estimulam a criatividade das crianças. Elas podem transformar materiais aparentemente sem uso em objetos de diversão, o que fomenta a imaginação e o pensamento criativo. Custo-Benefício: Materiai...