Pular para o conteúdo principal

Direitos das Mulheres Grávidas - Alimentos



Você que está grávida tem direito a pensão alimentícia mesmo que não tenha certeza de quem é o bebê.
A gravidez gera gastos que muitas vezes não podem ser custeados somente pela gestante. Pensando nisso foi editada a  LEI Nº 11.804, DE  5 DE NOVEMBRO DE 2008  que reconhece a necessidade de dividir os gastos entre a mãe e  o futuro pai.
O futuro pai é aquele sobre o qual há pelo menos indícios de paternidade, ou seja, houve a relação sexual independentemente da quantidade de vezes. 
Assim, uma mulher que engravida e o homem não quer assumir as responsabilidades logo no início da gestação pode procurar o poder judiciário para conseguir cobrir parte das despesas adicionais do período  da concepção ao parto, "inclusive as referentes a alimentação especial, assistência médica e psicológica, exames complementares, internações, parto, medicamentos e demais prescrições preventivas e terapêuticas indispensáveis, a juízo do médico, além de outras que o juiz considere pertinentes." (Art. 2º da Lei 11.804) 
Na ação de alimentos gravídicos, deverão ser provados o estado de gravidez, os indícios de paternidade,  a necessidade oriunda da gravidez e  a capacidade financeira do suposto pai. Para tanto, será preciso:
a) Juntar documentação padrão, ou seja, xerox de identidade e CPF, comprovante de residência
b) Comprovante de gravidez, como documento indispensável à propositura da demanda;
c) Documentos que provem, na medida do possível, os indícios de paternidade, consubstanciados na relação existente entre a autora e suposto pai, como cartas, fotografias, mensagens eletrônicas do Facebook, Instagram, recortes de jornal e etc.. Essa prova poderá ser complementada por testemunhas, que deverão ser arroladas já com a inicial.
d) Documentos que provem a necessidade oriunda das despesas adicionais do período de gravidez e que sejam dela decorrentes, da concepção ao parto, inclusive as referentes a alimentação especial, assistência médica e psicológica, exames complementares, internações, parto, medicamentos e demais prescrições preventivas e terapêuticas indispensáveis, a juízo do médico, além de outras que o juiz considere pertinentes.
d) Em relação à possibilidade do alimentante, se possível, juntar uma cópia de contracheque, holerite e etc. Caso contrário, deverá alegar, na inicial, a possibilidade financeira do pretenso pai, que será provada ao longo do processo, por provas testemunhas, fotografias, recortes de jornal, página do facebook, instagram, tudo a demonstrar o padrão de vida do futuro pai.
Após o nascimento os alimentos gravídicos serão convertidos em pensão alimentícia para o bebê.
Se por um acaso for constatado  que o homem que ajudou com as despesas não é o pai, a mãe não precisará devolver o dinheiro que recebeu para custear  a sua gravidez.
Importante ressaltar que as gestantes, no entanto, incorreriam na obrigação de indenizar desde que tenha agido com dolo (vontade deliberada de causar prejuízo) ou culpa em sentido estrito (negligencia ou imprudência).









Se você deseja saber mais entre em contato pelo endereço  
https://anadelbemadvocacia.wixsite.com/anadelbem/para-gravidas e reserve um horário para conversarmos a respeito.

Ana Delbem
Advocacia Preventiva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os mais incriveis DIY de natal

Natal é criatividade! Neste post, vamos explorar algumas ideias criativas no estilo faça você mesmo e dicas úteis para transformar sua casa em um refúgio festivo, onde cada canto brilha com o calor do Natal.  No final colocamos inspirações para você fazer sua própria decoração. 1. Cores Clássicas e Elegantes: O vermelho vibrante, o verde profundo e o branco puro são as cores icônicas do Natal. Combine-as com toques de dourado ou prateado para adicionar um toque de elegância à sua decoração. Desde as guirlandas até os enfeites de árvore, manter uma paleta de cores coesa cria uma sensação de harmonia.   2. Árvore de Natal Magnífica: A árvore de Natal é a peça central da decoração natalina. Escolha um tema para sua árvore, como "Inverno Brilhante" ou "Tradição Rústica", e selecione enfeites que se encaixem nesse conceito. Lembre-se de equilibrar elementos grandes e pequenos para uma aparência visualmente agradável. @andrevaladao 3. Detalhes Feitos à Mão: Adicione um to...

Preparativos de natal: ideias de decoração

O desejo do meu coração é que o natal chegue rápido.  E neste momento, trazê-lo para perto se  tornou uma necessidade. Nos últimos dias tenho me  inspirado nos artesanatos, planejado minha decoração, procurado ideias de presentes e meditado nas mensagens de esperança e amor que a data me transmite. No post de hoje vou  compartilhar um pouco do que tenho visto para o Natal de 2023 Espero que te INSPIRE também.                                                                     @unidosporlanavidad @craftsmanshi @christmasdecorations__ @creativemamy @creativemamy @creativemamy @creativemamy @nusihome    @greicecornelli/ @easy_crafts.official @easy_crafts.official @criatudocriativos @the_crafting_corner_of/                         ...

20 Ideias de Renda Extra para Estudantes no Natal: Foco em Vendas Físicas e Baixo Investimento

  20 Ideias de Renda Extra (Vendas Físicas) As ideias foram categorizadas para facilitar a escolha, com foco em produtos que podem ser feitos em casa ou adquiridos a baixo custo e vendidos diretamente ao consumidor (porta a porta, feiras locais, bazares, eventos universitários e parcerias com pequenos comércios). Categoria 1: Gastronomia Natalina (Alto Giro) Produtos alimentícios têm alta demanda e podem ser produzidos ou adquiridos em escala com ingredientes básicos. Ideia de Renda Extra Investimento Estimado (R$) Preço de Venda Sugerido (R$) Potencial de Lucro 1 Panetones e Chocotones Artesanais 150 - 300 30 - 60 (unidade) Alto 2 Biscoitos Decorados Natalinos 50 - 100 15 - 30 (pacote/kit) Médio-Alto 3 Doces Finos e Trufas Temáticas 80 - 150 3 - 6 (unidade) Médio 4 Kits de Café da Manhã/Chá da Tarde Natalino 100 - 200 80 - 150 (kit) Alto 5 Geleias e Antepastos Caseiros para Ceia 50 - 100 20 - 40 (pote) Médio 6 Bolos de Pote e Sobremesas Geladas 70 - 120 10 - 20 (unidade) Médio Cat...